Foi assinado, na manhã desta segunda-feira (27), um protocolo de intenções para a criação da Rede Mineira de Formação de Professores da Educação Básica. Os signatários do documento integram o Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes/MG), presidido pelo professor Demetrius David da Silva, da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Dentre os objetivos da Rede está o de promover maior integração de professores dos cursos de licenciaturas e escolas.
A assinatura do protocolo aconteceu no campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde ainda haverá, durante a semana, uma série de eventos em torno da Rede Mineira, inclusive com a participação do professor António Nóvoa, emérito da Universidade de Lisboa e titular da Cátedra Fundep/Ieat Magda Soares de Educação Básica, que esteve na cerimônia desta manhã. Um dos eventos será o seminário Espaços Comuns de Formação de Professores da Educação Básica, nesta terça-feira (28), às 14h, no auditório da reitoria da UFMG, com a participação dos professores António Nóvoa e Carmen Teresa Gabriel, coordenadora do Complexo de Formação de Professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Para o presidente do Foripes, “a assinatura do protocolo representa o esforço envidado por uma rede de instituições públicas de educação superior de Minas Gerais para fortalecer a formação de docentes para a
educação básica em um contexto de ‘apagão’ de professores e de precarização da profissão”. Durante a cerimônia de assinatura, ele lembrou que a preocupação das IES mineiras é também nacional, tanto que o Ministério da Educação lançou o programa Mais Professores, visando atrair um número maior de jovens para os
cursos de licenciatura.
Por meio do protocolo, segundo o professor Demetrius, “as IES de Minas assumiram o compromisso de
construir uma rede com as escolas e os professores, e não para eles”, ou seja, será uma ação conjunta. Ele destacou ainda a relevância de a Secretaria de Estado de Educação estar entre os parceiros da Rede e ratificou o papel das IES como “espaço de formação inicial e continuada de docentes da educação básica, incorporando o que há de mais atual e potente no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão”.
O presidente do Fórum agradeceu ao professor António Nóvoa “por contribuir com sua ampla experiência para a organização da Rede”, e à UFMG, em especial à professora Maria José Flores, pró-reitora adjunta de Graduação, “por ter agrupado as IES em torno deste objetivo comum”. Ele deixou registrado o convite para o primeiro evento da Rede Mineira de Formação de Professores da Educação Básica, que acontecerá no campus Viçosa da UFV, de 11 a 13 de junho.