Assinado protocolo que cria Rede Mineira de Formação de Professores da Educação Básica

Assinado protocolo que cria Rede Mineira de Formação de Professores da Educação Básica

Foi assinado, na manhã desta segunda-feira (27), um protocolo de intenções para a criação da Rede Mineira de Formação de Professores da Educação Básica. Os signatários do documento integram o Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes/MG), presidido pelo professor Demetrius David da Silva, da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Dentre os objetivos da Rede está o de promover maior integração de professores dos cursos de licenciaturas e escolas.

A assinatura do protocolo aconteceu no campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde ainda haverá, durante a semana, uma série de eventos em torno da Rede Mineira, inclusive com a participação do professor António Nóvoa, emérito da Universidade de Lisboa e titular da Cátedra Fundep/Ieat Magda Soares de Educação Básica, que esteve na cerimônia desta manhã. Um dos eventos será o seminário Espaços Comuns de Formação de Professores da Educação Básica, nesta terça-feira (28), às 14h, no auditório da reitoria da UFMG, com a participação dos professores António Nóvoa e Carmen Teresa Gabriel, coordenadora do Complexo de Formação de Professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Para o presidente do Foripes, “a assinatura do protocolo representa o esforço envidado por uma rede de instituições públicas de educação superior de Minas Gerais para fortalecer a formação de docentes para a
educação básica em um contexto de ‘apagão’ de professores e de precarização da profissão”. Durante a cerimônia de assinatura, ele lembrou que a preocupação das IES mineiras é também nacional, tanto que o Ministério da Educação lançou o programa Mais Professores, visando atrair um número maior de jovens para os
cursos de licenciatura.

Por meio do protocolo, segundo o professor Demetrius, “as IES de Minas assumiram o compromisso de
construir uma rede com as escolas e os professores, e não para eles”, ou seja, será uma ação conjunta. Ele destacou ainda a relevância de a Secretaria de Estado de Educação estar entre os parceiros da Rede e ratificou o papel das IES como “espaço de formação inicial e continuada de docentes da educação básica, incorporando o que há de mais atual e potente no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão”.

O presidente do Fórum agradeceu ao professor António Nóvoa “por contribuir com sua ampla experiência para a organização da Rede”, e à UFMG, em especial à professora Maria José Flores, pró-reitora adjunta de Graduação, “por ter agrupado as IES em torno deste objetivo comum”. Ele deixou registrado o convite para o primeiro evento da Rede Mineira de Formação de Professores da Educação Básica, que acontecerá no campus Viçosa da UFV, de 11 a 13 de junho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *