O presidente do Fórum das Instituições Públicas do Estado Minas Gerais (Foripes), Demetrius David da Silva, integrou a mesa da audiência pública da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia realizada, na tarde desta segunda-feira (12), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A audiência marcou a retomada do Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência – Por Um Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável, que tem dentre os seus principais objetivos promover discussões que contribuam com a elaboração do Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Socioeconômico de Minas Gerais.
Demetrius, que é também reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), parabenizou a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia pela organização do Fórum e da audiência pública. Ele destacou que em Minas Gerais há recursos humanos e instituições públicas na área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) altamente qualificadas, mas faltam políticas públicas contínuas e de longo prazo para o desenvolvimento do setor. “É importante termos uma política estadual, uma ação de Estado, e não de governo”.
O reitor da UFV ressaltou também que não há dotação orçamentária para investir em CT&I e, com isso, as instituições públicas de ensino ficam dependentes de aportes externos. “Precisamos de dotação orçamentária, saber de onde virão os recursos que serão utilizados para investirmos em uma Política de CT&I. Isso possibilitará que deixemos de ser um estado exportador de commodities para sermos exportador de tecnologias. Esse é um dos grandes desafios que temos para mudar a realidade socioeconômica do nosso estado.”
A importância de se mobilizar toda a comunidade para a participação nos encontros regionais também foi lembrada na fala de Demetrius, já que, segundo ele, somente a participação expressiva de toda a sociedade, permitirá que se tenha uma política compatível com as demandas do estado.
A audiência foi conduzida pela presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, deputada Beatriz Cerqueira. Estiveram presentes secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico e de Desenvolvimento Social, reitores de universidades estaduais e federais e representantes de entidades públicas e privadas voltadas para a ciência e a tecnologia. Todas as discussões da audiência podem ser conferidas na transmissão que está disponível no YouTube da ALMG.
Sobre o Fórum
O Fórum Técnico teve início em 2019 e foi interrompido no ano seguinte, devido à pandemia de covid-19. Com etapas regionais, o evento acontecerá deste mês até novembro e passará por sete cidades-polo do estado, dentre elas, Viçosa, no dia 30 de agosto. O encontro na cidade acontecerá às 9h, na UFV, e já está com inscrições abertas.
A programação dos encontros incluirá palestras sobre a importância da construção do plano estadual e sobre o cenário, as potencialidades e os desafios regionais nessa área. Logo depois, os grupos de trabalho discutirão as propostas contidas no documento elaborado pela comissão organizadora e poderão apresentar novas sugestões. Mais detalhes da programação podem ser conferidos no site da ALMG.