A importância de investir em ciência, tecnologia e inovação para promover o desenvolvimento do país esteve no centro das discussões da abertura da Conferência e os representantes dos vários órgãos participantes chamaram a atenção para a necessidade de envolver a sociedade nesse processo, recebendo suas demandas e entregando produtos e serviços que façam a diferença no seu dia a dia. “Quando ampliamos a participação, temos mais chances de acertar na elaboração de políticas públicas”, de acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio de Avelar.
Em sua fala, Demetrius destacou que Minas Gerais é o estado com o maior número de instituições federais de ensino superior e que o potencial de todas elas pode ser aproveitado de maneira mais efetiva. “Vivemos a economia do conhecimento e não faz sentido que o estado continue sendo exportador de commodities e importador de tecnologias. Para mudarmos essa realidade, não tenho dúvida de que temos que ter políticas públicas em prol da ciência, tecnologia e inovação”, disse.
Além do presidente do Foripes e do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, estiveram na cerimônia de abertura do evento o subsecretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Bruno Araújo; o presidente da Fapemig, Carlos Arruda, e o representante da Financiadora de Estudos e Projetos, Wadson Ribeiro.
A Conferência Estadual correspondeu a uma das etapas preparatórias para a Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontecerá entre os dias 4 e 6 de junho, em Brasília (DF). O evento, cuja programação contou com palestras, painéis e grupos de discussão temáticos, foi transmitido ao vivo e sua gravação está disponível no canal da Fapemig no YouTube.
O presidente do Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (Foripes), Demetrius David da Silva, participou da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, organizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e realizada nos dias 4 e 5 de abril, na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), em Belo Horizonte (MG). Demetrius, que também é reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), compôs a mesa da cerimônia de abertura do evento e contribuiu com as reflexões estimuladas pelo tema Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido.
Fotos: Victor Fagundes – Ascom/Sede