Reitor da Universidade Federal de Viçosa é o novo presidente do Foripes

Reitor da Universidade Federal de Viçosa é o novo presidente do Foripes
Reitor da Universidade Federal de Viçosa é o novo presidente do Foripes
mar 22, 2024 Notícias por adgti

O Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (Foripes-MG) elegeu sua nova diretoria, no dia 19 de março, em uma reunião na Universidade Federal de Lavras (Ufla). O reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Demetrius David da Silva, é novo presidente do Fórum, cuja gestão conta ainda com a reitora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Marinalva Vieira Barbosa, e o reitor do Instituto Federal Sul de Minas Gerais, Cleber Ávila Barbosa, respectivamente primeira e segundo vice-presidentes.

         O professor Demetrius, que já atuava como vice-presidente do Foripes, ficará no cargo até início de 2025. Durante este período, ele planeja fortalecer o trabalho que vinha sendo realizado pela gestão anterior, presidida pelo reitor da Ufla, João Chrysóstomo de Resende Júnior. Nesse sentido, pretende aprimorar o relacionamento com os deputados estaduais e com os deputados federais e senadores que representam Minas Gerais no Congresso Nacional para conscientizá-los ainda mais sobre a importância da educação superior pública, gratuita e de qualidade no estado.

         Em sua gestão, Demetrius deseja também estreitar ainda mais as parcerias com o governo de Minas Gerais, particularmente com a Fapemig, “o grande aportador de recursos para ciência, tecnologia e inovação no estado”. O reitor da UFV reconhece que terá pela frente uma série de desafios, especialmente relacionados às questões orçamentárias que tanto afligem as instituições que integram o Foripes. “Vamos focar neste debate e lutar conjuntamente por soluções”.

         Para o reitor da UFV, é uma honra assumir a presidência do Fórum que tem uma história de quase 21 anos e é “extremamente importante” por reunir 19 instituições públicas de ensino de Minas Gerais: 11 universidades federais, duas universidades estaduais, um Centro Federal de Educação Tecnológica e cinco institutos federais.

         Os novos vice-presidentes também se sentem honrados com a função e pretendem, nessa gestão, mobilizar discussões em torno das pautas que consideram fundamentais para as instituições representadas pelo Foripes. O desejo da professora Marinalva Barbosa é fortalecer o debate em torno dos cursos de licenciatura e da qualidade da formação dos professores.

         Para o reitor Cleber Barbosa, nos últimos anos, o Foripes tem tido um papel estratégico na busca de interlocuções, de conquistas de recursos, de relações com os governos federal e estadual e em muitas outras questões. “As instituições mineiras têm grande capilaridade em todo o estado”. Só dos institutos federais são mais de 70 campi. Isso, em sua avaliação, gera um conjunto de demandas, de desafios que precisam avançar. “Pretendemos intensificar nossas pautas, buscar mais espaços de diálogos e consolidar a nossa atuação frente aos nossos cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação”.

Sobre o novo presidente

         Demetrius David da Silva é professor titular do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 1997. Está em seu segundo mandato (2023-2026) como reitor da UFV. Além de ter ocupado esse cargo de 2019-2022, foi vice-reitor da Universidade de 2011 a 2015. Também presidiu o Conselho de Administração do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev) e atuou como diretor-presidente da Fundação Arthur Bernardes (Funarbe), de 2006 a 2010 e de 2010 a 2011. É graduado em Agronomia (1987) pela UFV, onde também realizou seu mestrado (1990) e doutorado (1994). Tem pós-doutorado no Hydrologic Modeling Lab, vinculado ao Departament of Agricultural and Biological Engineering – University of Florida (EUA), de 2015 a 2016.

poradgti