O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor João Chrysostomo de Resende Júnior, foi eleito presidente do Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (Foripes). Também fazem parte da nova gestão, como vice-presidentes, o reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), professor Demetrius David da Silva, e a reitora do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), professora Joaquina Aparecida Nobre da Silva. O mandato se iniciou nessa quarta-feira (1º/2), e tem duração de um ano.
A eleição foi realizada também em 1º/2 durante reunião ordinária do Foripes, em Belo Horizonte, sediada no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG). O professor João ocupou, em conjunto com a professora Joaquina, a vice-presidência do Foripes no mandato que se encerrou em 2022, presidido pelo professor Marcelo Pereira Andrade, reitor da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ). De acordo com João Chrysostomo, os próximos desafios do grupo envolvem a formalização do Fórum como associação e o avanço em ações que buscam a valorização, a defesa e o desenvolvimento do ensino superior gratuito, público e de qualidade no estado de Minas Gerais, o que constitui uma marca da atuação do Foripes ao longo do tempo.
“Temos pela frente um trabalho intenso com parlamentares no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, bem como negociações com os demais atores públicos capazes de viabilizar as condições adequadas para que as instituições de Minas avancem em suas áreas de atuação (ensino, pesquisa e extensão), já que se tratam de atividades de interesse público e essenciais ao desenvolvimento regional e nacional”, comenta o reitor, informando que serão também pautadas ações para garantir o cumprimento dos compromissos do Governo do Estado, com a plenitude dos recursos já pactuados com as instituições.
“Outra frente serão as ações conjuntas com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) para que se proponha um indicador ao qual o financiamento do ensino superior público federal possa estar vinculado, de forma a garantir o funcionamento adequado, para que as instituições desempenhem, com cada vez mais qualidade, as suas atividades finalísticas”, acrescenta.
Para o professor João Chrysóstomo, estar à frente do Foripes é, primeiramente, uma honra, por ter recebido a confiança dos demais reitores das instituições mineiras. “É também uma enorme responsabilidade. Tenho certeza de que, juntamente com os colegas Demetrius e Joaquina, daremos o nosso melhor para avançarmos como instituições fundamentais para o desenvolvimento e soberania do Estado e do País”.
Fonte: Comunicação UFLA