O presidente do Fórum dos Dirigentes das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes) e reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Demetrius David da Silva, está participando da XVII Assembleia Geral e do XIV Seminário Internacional do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB). O evento teve início nesta segunda-feira (23) e acontecerá até quarta-feira (25) na Università degli Studi di Roma Tor Vergata, em Roma, Itália, com o objetivo de discutir o tema Cooperação Acadêmica Internacional: rumo a um mundo sustentável, inclusivo e multicultural.
Participam também, enquanto integrantes do Foripes, os reitores das universidades federais de Juiz de Fora (UFJF), Uberlândia (UFU) e dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Girlene Alves da Silva, Valder Steffen Junior e Heron Laiber Bonadiman, respectivamente.
A programação contará com palestras, debates e plenárias sobre Políticas e práticas para uma Educação Superior inclusiva no contexto internacional; Iniciativas para a sustentabilidade universitária e seu impacto global; Trocas Culturais e a Migração Italiana no Brasil; Inteligência Artificial na Educação Superior; e preparativos da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 2025), que acontecerá em Belém (PA).
De acordo com o presidente do Foripes, as discussões promovidas no Seminário do GCUB são muito relevantes para o contexto atual das universidades no cenário global. “Todos os debates têm propiciado trocas profícuas de experiências que poderão ser aplicadas por cada um dos reitores participantes, contribuindo assim para o fortalecimento da Educação Superior gratuita, universal e de qualidade e que atenda aos principais anseios e desafios da nossa sociedade”, afirmou.
O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) é uma associação da sociedade civil, sem fins lucrativos, de caráter acadêmico, científico e cultural. Fundado em 2008, em Brasília (DF), é composto por 96 universidades brasileiras e seis instituições estrangeiras. Dentre as suas ações estão a realização de programas e projetos destinados a estudantes de graduação e de pós-graduação, bem como a pesquisadores e professores de todas as áreas do conhecimento, e a promoção de seminários que reúnem pesquisadores de áreas prioritárias para a ciência, no Brasil e nos países parceiros.